NewsletterGoogle PlusTwitter Facebook

Publicado em:
28
6/2017

Cuidados necessários em piscinas com sistema de aquecimento

Além do uso do cloro, a evaporação da água e proliferação de algas requerem mais atenção em águas com temperaturas elevadas.

Dias quentes e ensolarados podem ser mais convidativos para dar um mergulho na piscina. Mas, além do verão, o inverno também pode ser muito agradável para relaxar na água aquecida ou praticar alguma atividade física.

No entanto, é importante lembrar que a água deve estar sempre limpa e tratada. Os cuidados e a manutenção em piscinas com sistema de aquecimento, que podem atingir temperaturas de até 36 graus, devem ser rigorosos. Isso porque locais aquecidos tendem a ser mais propícios à proliferação mais rápida de micro-organismos. Por isso, é importante saber como manter a água da piscina saudável e apropriada para banho.

Dentre os cuidados, o uso do cloro é essencial. As medições devem ser feitas a cada hora para corrigir os parâmetros sempre que for necessário. Quando a água se estabilizar, a medição pode ser feita a cada 12 horas, podendo passar para uma vez por dia, caso consiga manter sua estabilidade. É importante lembrar que temperaturas elevadas aceleram a decomposição do cloro, portanto, é importante estar atento ao fato.

O crescimento de algas e a evaporação da água mais rapidamente em piscinas com sistema de aquecimento também exigem mais atenção. O PH da água costuma a se elevar com o calor, por isso, é aconselhável fazer a medição diariamente. Caso isso ocorra, deve-se utilizar um redutor de PH.

Em piscinas aquecidas, as cloraminas - subproduto do cloro que faz com que a água tenha um odor forte e provoque ardência nos olhos – costumam se formar mais rapidamente. Estar atento ao cheiro da água permite regular o produto.
As piscinas aquecidas estimulam a produção de suor nos banhistas, e isso faz com que as bordas fiquem com acúmulo de oleosidade. É necessário aumentar o uso de produtos específicos para evitar que isso ocorra e fique mais difícil de remover.

Fonte: Primeira Página