Notícias


Publicado em:
8
2/2019

Como tratar a piscina e se livrar dos metais presentes na água

Erros no tratamento químico podem provocar a corrosão de componentes metálicos e, por consequência, a contaminação da água.



Metatags: Expolazer & Outdoor Living, Piscina, Água, Metais
Pixabay

A identificação e resolução da presença de metais na água da piscina são simples e rápidas. Só não podemos deixar de monitorar a água, já que alterações como essas acarretam problemas de saúde como vômitos, causados pelo ferro; febre, causada pelo cobre; diarreias (ferro e cobre); e até problemas neurológicos, oriundos da presença do manganês.

Para saber se a água da piscina está segura e livre de metais, basta separar cerca de 250 ml da água em um copo plástico, acrescentar uma colher de cloro, aguardar por uma hora e verificar se tem alteração na coloração da água. Se houver mudança na tonalidade para preto, marrom, vermelho ou azul, a água está contaminada. Os tons de amarelo ou marrom indicam a presença de ferro, já os tons de verde ou azul indicam manganês ou cobre.

Para resolver o problema, neste caso, a primeira opção é usar um controlador de metais. É um produto próprio para esse tipo de limpeza e deve ser aplicado com a alcalinidade entre 80 e 120ppm e ph entre 7,0 e 7,4. O cloro também deverá ser medido e estar entre 1 e 3 ppm. Com a piscina equilibrada, aplique a quantidade indicada pelo fabricante do controlador. Deixe agir por 8 horas e, caso ocorra o depósito de partículas sólidas no fundo da piscina, aspire-a.

Outra solução é fazer uma supercloração na água, com proporção de 20 g de cloro para cada mil litros da água da piscina. É preciso deixar o produto agir por dois dias ou repetir o processo até que a cor da água esteja limpa. Neste caso também será necessário usar um decantador ou aspirador para remover as partículas sólidas do fundo da piscina. Evite esse método se a piscina for de vinil ou fibra, já que o excesso de cloro pode desbotá-la.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Fraudes no e-commerce brasileiro caíram 27,3% em 2018

Konduto analisou 120 milhões de transações que aconteceram entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Leia Mais

Encontro do setor de Feiras e Eventos promove Transformação no setor

ESFE reúne as principais marcas do setor M.I.C.E do Brasil no Jockey Club São Paulo. Francal Feiras é uma das apoiadoras do evento.
Leia Mais

Pesquisa comprova eficácia do banho de ofurô para idosos

Estudo foi feito pela Universidade de Chiba, no Japão, que concluiu que o banho de ofurô previne doenças pulmonares, cardíacas e musculares.
Leia Mais