O Brasil é um dos principais países do mundo quando se refere a piscinas instaladas. São cerca de 3,8 milhões de unidades dentro de um setor que movimenta em torno de R$ 12 bilhões por ano, segundo levantamento da Anapp – Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas. Só o segmento de aquecedor solar teve crescimento de produção entre 2019 e 2020 de 30%, o de acessórios de limpeza, 25% e o de piscinas de fibra, 20,9%, aponta a pesquisa.
Em pesquisa com os executivos credenciados para a EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING, 93% consideraram o evento muito importante “como um instrumento comercial e de negócios para a empresa”. “Foram dois anos sem feira, de muita novidade represada, e temos a informação extremamente importante de que 63% das pessoas credenciadas estão visitando a feira pela primeira vez. Então, muito provavelmente esse número seja de tratadores de piscinas ou de pessoas que passaram a investir nesse mercado durante a pandemia”, diz João Marques Jr, gerente administrativo da Anapp.
Conteúdo: as vantagens de ter sua loja no Google Meu Negócio
Nesta quarta-feira (3), Rodrigo Araújo Costa, CEO fundador da Mkt Local, abriu a programação das palestras no segundo dia da ExpoLazer. Em um mundo cada vez mais virtual, ele mostrou como o comércio local pode aproveitar o melhor do Google Meu Negócio, que é uma ferramenta gratuita.
“É como se você colocasse sua loja no shopping mais cheio da cidade, cheio de clientes e sem pagar aluguel. Mais do que isso, estar bem ranqueado no principal site de buscas do mundo, com 8,5 milhões de buscas diárias e 91,42% da fatia total, te garante consumidores qualificados, pois há o interesse de compra maior quando se procura por algo”, comentou.
Além de destacar a importância deste mecanismo e seus benefícios, Rodrigo também mostrou quais fatores ajudam a ganhar relevância para alcançar a primeira página do Google. “Inserir dados completos, confirmar seus locais, manter o horário de funcionamento atualizado são essenciais”, destacou.
Juliana e Danilo, da Luciano Piscinas, gostaram do que viram na palestra e pretendem, agora, apostar nessa ferramenta para alavancar suas vendas. “É meu primeiro contato, achei interessante e vou me inscrever no Google Meu Negócio. Utilizamos o Google Ads, porém esta é mais uma forma para estar na primeira página”, contou Juliana. “É uma maneira de fazer uma propaganda grátis. Ótimo custo-benefício”, complementou Danilo.
Com a presença do arquiteto e ex-BBB Felipe Prior, Genco e Marol Piscinas destacam novas ferramentas de automação
A oficina técnica sobre automação de piscinas, capitaneada pela Genco, se transformou em um verdadeiro bate-papo. Isso porque além de David Roca, representante de vendas da empresa, e de Thiago Mucciolo, gestor da Marol Piscinas, compareceu à palestra Felipe Prior, famoso por sua participação no Big Brother Brasil de 2020.
Prior se disse muito satisfeito por estar na EXPOLAZER e por sua participação como arquiteto e não como influenciador. “Descobri que o setor de piscinas é parte de um universo muito mais amplo do que imaginava”, disse. Em seguida, relatou como, recentemente, um cliente pediu para cobrir a piscina da sua casa porque não queria ter dor de cabeça. “Hoje, porém, graças à automação, tudo está mais fácil. Não há mais essa dor de cabeça”.
O ex-BBB tem se aproveitado das novas tecnologias, sempre com o auxílio de Mucciolo. Para a residência de seus pais, por exemplo, projetou uma piscina com água de reuso e aquecimento por energia solar. “O arquiteto precisa ir além da piscina básica. Há diversas maneiras de torná-la mais bonita e sofisticada”.
Isso, porém, não implica em uma menor qualidade, como destacou Roca. “Não adianta construir uma piscina maravilhosa, mas que não tenha o tratamento adequado. Ela precisa estar sempre limpa e cristalina, pois, via de regra, é o principal equipamento de lazer de uma casa ou de um condomínio”, afirmou.
Já Mucciolo chamou a atenção para as necessárias soluções de segurança, reforçadas pela Lei 14.327, promulgada este ano. “Também por isso é tão importante recorrer a lojas especializadas, com know how, que te ajudem na construção de uma piscina do princípio ao fim”.
Demanda por soluções de segurança para piscinas está em alta
A Protectpool comercializa soluções de proteção para crianças – e pets – em áreas de piscina. Ao subir ao palco da oficina técnica da ExpoLazer, o gerente comercial da empresa, João Vitor Gonçalves, trouxe consigo uma série de estatísticas. Por exemplo: que o afogamento é a maior causa de óbito para crianças com idade entre 1 e 4 anos e que a maioria dos acidentes fatais acontece em casa.
“Além disso, mais de 90% das mortes ocorrem por se ignorar riscos, por não se respeitar limites pessoais e pelo desconhecimento de como se deve agir”, disse Gonçalves. “O melhor tratamento contra essas tristes estatísticas? Prevenção”.
A companhia destaca que o segmento em que atua, além de altamente rentável, tem grandes avenidas de crescimento – no Brasil, há mais de 3 milhões de piscinas, afinal. A Protectpool, especificamente, produz, comercializa e instala redes de proteção.
A demanda por essas redes de proteção, feitas com hastes de alumínio de alta resistência e telas de poliéster revestidas com PVC, tem crescido, seja por questões regulatórias, legais ou de segurança. A Protectpool já comercializou 200 mil metros de cerca e destaca recente instalação executada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
“Nessa caso, nosso desafio foi unir luxo, comodidade e segurança. Utilizamos uma cerca de cor azul marinho, que se integrou perfeitamente ao ambiente da piscina”, afirmou o executivo.
Destaques do evento: maior sauna seca do mundo está na EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2022
A grande novidade da Impercap é o gerador de calor “King”, que de acordo com a empresa, é a maior sauna seca do mundo, com opções de 21kW, 24kW e 27kW. São máquinas mais potentes e que geram mais calor em espaços maiores. Na potência máxima, ela consegue atender uma área de 94m³. A empresatrouxe também outros equipamentos e serviços para saunas e aquecimentos elétricos com máxima qualidade e excelente custo benefício. “O evento está sendo ótimo, como esperávamos. É muito importante para a empresa marcar presença e divulgar os nossos serviços para os visitantes, fortalecendo a marca”, conta Sérgio Moraes, proprietário.
Já a Brutatec apresenta suas novas mini escavadeiras BR10 e BR15, perfeitas para quem busca rapidez, agilidade e praticidade de locomoção. As máquinas são de fácil controle, menor agressão ao solo e utilizam menos combustível. Além disso, são capazes de remover objetos, terra e entulho, cavar e retirar aterros. “Essa é a nossa primeira participação, e está sendo importante em vários aspectos, como poder estar perto do nosso público, fazer networking, conversar com os nossos clientes e fazer novos negócios”, afirma Michell Dornelo, gerente comercial.
Os visitantes podem conhecer a bomba de calor mais silenciosa do mercado, feita pela Heliodin. O grande lançamento agrega a linha da empresa, que contém aquecedores para piscina e banho. “É um dos modelos mais modernos, já vem com controle por wi-fi e todos acessórios. Além disso, emite de 8 a 10 decibéis a menos que os demais”, contou Renato Mattos, diretor de vendas da Heliodin.
O bom movimento notado no evento agradou Renato, que projeta conseguir mais revendedores. “Nossa expectativa é gerar mais negócios, observamos que o público é bem voltado ao que queremos. Acredito que saíram grandes transações”, contou Renato Mattos, diretor de vendas.
O Grupo Rocie marca presença com sua marca Sun Way, referência em importação e distribuição na linha verão, com uma variedade de piscinas, boias e outros acessórios. “Essa é a nossa primeira participação da Expolazer. Estamos tentando entrar nesse mercado que é novo para nós, que apesar de termos uma linha de produtos de verão, não são vendidos para clientes especializados. Então está sendo bem importante para conhecer o segmento e fazer negócios”, explica Ricardo Brito, gerente comercial da empresa.
O lojista Leonardo Silveira, proprietário da Leo Piscinas, ficou animado com o que viu na feira. “Trabalho no ramo há 17 anos, mas estou com a loja faz um ano. Então quero saber todas as novidades e tendências do mercado”, comentou.
Na Hyalin, empresa que idealiza, projeta e fabrica equipamentos profissionais de vanguarda tecnológica, os visitantes podem conhecer os sistemas de raios ultravioleta para esterilização e os geradores de ozônio, além de desenvolvimentos especiais e customizados, que atendem todas as demandas e tendências de mercado com soluções seguras para o meio ambiente e para a saúde humana. “Como essa é a nossa primeira participação da feira, ainda estamos sentindo o público, mas esperamos fechar bons negócios”, detalha Eduardo Ikeda, gerente de produção da Hyalin.
Para a Bárbara Lopes, responsável pela área de vendas da M. R. Lopes Piscinas, a feira é fundamental para o sucesso de todas as empresas e profissionais do setor. “Nossa empresa já visitou a ExpoLazer em anos anteriores e é bem importante ver para ver as novidades e poder implementar no nosso negócio”, afirmou.
A Industek é uma fábrica do ramo de aquecedores solares e bombas de calor para piscinas e banhos, voltada para os segmentos residencial, industrial e comercial.Sua grande novidadepara o evento é um aquecedor de piscina 40% mais econômico que os outros, com uma tecnologia que só existia fora do país chamada Inverter. “Nós já participamos de outras edições da feira e estamos bem satisfeitos com o que está acontecendo até agora. Os primeiros dias estão bem mais animados em comparação com os anos anteriores”, afirma Márcio Sacomano, diretor geral da Industek.
EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2022:
Data: 2 a 5 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02049-000
Organização: Francal Feiras
Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.
Programação completa e gratuita clique aqui.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
11 3030-9463 | 11 3030-9404
imprensa@francal.com.br