Profissionais já buscam alternativas para garantir conforto e sustentabilidade em espaços ao ar livre
As mudanças climáticas devem pautar cada vez mais os trabalhos de arquitetos, designers, engenheiros e paisagistas que atuam planejando e construindo áreas de lazer, incluindo as áreas outdoor. A afirmação é do arquiteto Gustavo Garrido, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), titular do escritório ARCHSCAPE.
Segundo o profissional, atualmente algumas das principais preocupações em projetar as áreas de lazer são o calor e insolação excessivos, resultados das mudanças climáticas. “Isso exigirá dos profissionais e dos designers soluções em projetos que tornem possível o uso desses espaços”.
Garrido atenta, inclusive, que tem observado um incremento no design de coberturas e pergolados para “propiciar sombreamento para as pessoas aproveitarem com mais conforto os espaços ao ar livre”, seja para estadia ou passagem entre áreas. Além disso, segundo ele, uma outra tendência são as soluções de lazer interativo com água, sejam fontes secas, aspersão de vapor e quedas d’água. “Todos os elementos de água que possam contribuir para amenizar o calor excessivo”, enfatiza.
Além da preocupação redobrada com o conforto térmico, fazendo o uso de elementos de sombreamento, de água e uso de vegetação local, o arquiteto reforça que os profissionais do setor devem ter em mente que os projetos precisam refletir ainda preocupação com o meio ambiente.
“Todos devem pautar o trabalho pelo uso de técnicas construtivas menos agressivas, passando pela consciência do uso de plantas em acordo com a flora da região, escolha de mobiliário e equipamentos com baixa pegada de carbono. Além disso, sempre que possível, devem reaproveitar elementos existentes para destinação de novos usos, o que inclui construções existentes, materiais disponíveis no local e mesmo plantas”.
O arquiteto e presidente da AsBEA deve explorar mais este e outros temas durante a 24ª edição da Expolazer & Outdoor Living (Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness), principal evento na América Latina para o setor de lazer ao ar livre, que acontece entre 13 e 16 de agosto em São Paulo. Garrido será um dos palestrantes do painel de tendência e mercado “Presente e futuro das áreas de lazer. O que busca o consumidor atual e para onde vamos”.
Para conferir a programação completa da edição 2024, acesse o site. A feira oferece oportunidade para compradores e profissionais do mercado de piscinas, spas, decoração e bem-estar – como lojistas, engenheiros, arquitetos, decoradores, paisagistas, gestores de resorts e de parques aquáticos, tratadores de piscinas e outros – se atualizarem sobre as últimas tendências do mercado, fazer networking e encontrar novos clientes. Na edição 2022, mais de 8 mil pessoas passaram por ela. Interessados podem fazer o credenciamento para acesso gratuito também pelo site. O evento é realizado pela Francal, ecossistema para eventos, e conta com a colaboração da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP).
SERVIÇO
24ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness
(Expolazer & Outdoor Living)
Dias: 13 a 16 de agosto (terça a sexta-feira)
Horário: 13h às 21h
Local: Distrito Anhembi, (Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo – SP)
Credenciamento e outras informações
Sobre a Expolazer
Realizada pela primeira vez em 1992, em São Paulo, a Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness (Expolazer & Outdoor Living), foi criada tendo em vista a necessidade de atender à crescente demanda por produtos e serviços relacionados ao lazer ao ar livre no país. De lá para casa, a feira bienal, realizada pela Francal – ecossistema para eventos – se tornou referência para que empresas do setor apresentem novidades e soluções para os consumidores.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Approach Comunicação
Jacqueline Campos I jacqueline.campos@approach.com.br
William Prado I william.prado@approach.com.br