Edição 2026 já está confirmada em espaço que deve ultrapassar os 18 mil m²
São Paulo, 20 de agosto de 2024 – A 24ª Feira Expolazer& Outdoor Living (Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness) terminou na última sexta-feira (16) em São Paulo superando expectativas. Mais de 9,6 mil pessoas passaram pelo evento,18% a mais do que no anterior. Do total de visitantes, 33% participaram pela primeira vez. Houve ainda registro de frequentadores de 15 diferentes países. Dos visitantes, houve maior participação de profissionais que atuam em construtoras, loja de materiais de construção, como tratador de piscinas e lojas de piscinas e equipamentos.
As informações são de Fernando Ruas, CEO da Francal, ecossistema para eventos responsável pela feira, que, inclusive, divulgou que a próxima edição da Expolazer já tem data para acontecer em 2026: 11 a 14 de agosto, também no Distrito Anhembi. A feira de negócios, referência na América Latina, também aumentará de tamanho, passando dos atuais 12 mil m² para 18 mil m² destinados à exposição, logo, podendo atrair mais expositores, que, em 2024, chegaram a 120, número já maior do que o registrado em 2022.
“O balanço é superpositivo. Com mais empresas presentes este ano, o mercado foi bem representado, inclusive com a presença de setores correlatos à área de lazer, que entendem que o evento é uma ótima oportunidade de fazer negócios e estreitar relacionamentos”, enfatizou Ruas. “Os visitantes ainda tiveram como principais focos durante a feira conhecer lançamentos, fortalecer o relacionamento com fornecedores e fazer negócios, confirmando a importância e relevância da Feira Expolazer no mercado”, completou.
Sobre a ampliação do espaço a partir de 2026, o executivo disse que a ideia é contemplar novos setores da área externa, do ecossistema de piscinas. “Já era um desejo antigo nosso. E, apesar de já temos alguns expositores de móveis, vamos reunir também as empresas que trabalham com churrasqueiras, quadras, enfim, tudo o que envolve essa área comum”, adiantou o CEO da Francal.
Em relação ao crescimento da feira internacional, o head de Produto da Francal, Renato Cordeiro, observou que isso é reflexo do que chamou de “pujança” do setor. “Esses empresários que aqui estiveram têm que ter muito orgulho do que vêm fazendo. Ouvi histórias maravilhosas, de expositores que começaram com 9 m² de estande e que estiveram nesta edição com 200 m², histórias de quem não tinha condições de participar da feira em determinado momento, mas a Francal foi muito parceira”.
Cordeiro enfatizou também a importância das novas parcerias desta edição. “Os novos acordos que fizemos, com a Abmotéis, Asbea, Abramati, Secovi e tantos outros, refletiram numa percepção de ainda mais qualidade da feira para expositores e visitantes”, pontuou.
O presidente da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), João Marcelo Caetano Garcia Silva, realçou, por sua vez, que o setor de lazer ao ar livre vem se aproximando cada vez mais. “O mercado está trabalhando para oferecer o melhor para clientes e parceiros, e isso já pudemos perceber graças ao networking observado ao longo destes dias, um meio de estarmos nos relacionando ainda melhor”. Nesta edição, a Expolazer promoveu ainda um coquetel para estimular a interação e a celebração exclusiva entre os principais nomes do setor.
Para a 24ª Feira Expolazer, além da ANAPP, entraram como novos parceiros a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea), Associação Brasileira de Aquecimento à Gás (Abagas), Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol), Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Associação Brasileira de Energia Solar Térmica e Fotovoltaica (ABRsolar), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais (Secovi-SP) e o Instituto de Impermeabilização (IBI).
Expositores comentam relevância
Presente na Expolazer há seis edições seguidas (desde 2013), a Tholz, empresa focada em equipamentos de automação e iluminação de piscinas, destacou a importância do evento. “Somos um exemplo do quão estar presente aqui é importante. Na primeira edição, em 2013, estávamos com um estande de 15m² e hoje estamos em um dez vezes maior do que o inicial. Também preciso enaltecer que o quanto esta edição foi importante, porque vimos, desde o primeiro dia, um movimento muito maior de visitantes. É um reflexo de que tanto o mercado como feira estão crescendo juntos e a passos largos”, comentou o supervisor de Vendas da marca, Henrique Scholz Jr.
O gerente de Marketing da Fluidra, Mauro Rafael Alexandre, destacou que esta edição da Feira Expolazer foi a melhor das três edições em que a marca – uma das líderes mundiais em equipamentos para piscinas -, presente no país há dez anos, já esteve. “A quantidade de clientes e negócios fechados aqui, batemos recorde”. A empresa marcou presença em um estande de 240 m², o maior de toda a 24ª Feira Expolazer.
Também presente no evento há três edições, a Protect Pool foi outra empresa que alcançou ótimos resultados nesta edição. “Saímos dessa edição da Expolazer com 20 novas lojas dentro da nossa base de empresas parceiras credenciadas. Com certeza, ela (feira) oferece um retorno muito grande. É uma oportunidade única para quem atua no mercado de piscina”, finaliza.
Sobre a Expolazer
Realizada pela primeira vez em 1992, em São Paulo, a Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness (Expolazer & Outdoor Living), foi criada tendo em vista a necessidade de atender à crescente demanda por produtos e serviços relacionados ao lazer ao ar livre no país. De lá para casa, a feira bienal, realizada pela Francal – ecossistema para eventos – se tornou referência para que empresas do setor apresentem novidades e soluções para os consumidores.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Approach Comunicação