Crescimento do setor de piscinas anima mercado e projeta bom desempenho para este ano, aponta pesquisa Anapp

Levantamento também abordou o interesse sobre a EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING, com 93% dos entrevistados considerando o evento como de grande importância para realizar negócios

São Paulo, julho de 2022 – O aumento na produção nos últimos anos foi bastante intenso, com média de 18,7% entre 2019 e 2020, e o crescimento esperado para este ano, levando em consideração também 2021, é bastante positivo: Em plena crise econômica brasileira, os números do mercado de piscinas e acessórios chegam a ser admiráveis. Esses dados estão na pesquisa “Posicionamento do setor Fabricantes”, da Associação Nacional das Empresas de Piscinas (Anapp).

O Brasil é um dos principais países do mundo quando se refere a piscinas instaladas. São cerca de 3,8 milhões de unidades dentro de um setor que movimenta em torno de R$ 12 bilhões por ano, segundo levantamento da Anapp. Só o segmento de aquecedor solar teve crescimento de produção entre 2019 e 2020 de 30%, o de acessórios de limpeza, 25% e o de piscinas de fibra, 20,9%, aponta a pesquisa.

O estudo da Anapp foi realizado com executivos do setor, incluindo proprietários, e também teve como tema a EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING, que acontece entre os dias 02 e 05 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. Na pesquisa com os executivos, 93% consideraram a Feira muito importante ou importante “como um instrumento comercial e de negócios para a empresa”.

A 23ª edição do evento está com as inscrições abertas, que já podem ser feitas gratuitamente neste LINK.

Razão pelo ótimo desempenho do setor

A razão pelo ótimo desempenho está diretamente ligada ao fato de as famílias serem obrigadas a obedecer ao confinamento em suas residências em decorrência da pandemia do novo coronavírus. E as que tiveram condições financeiras, trataram de incrementar o ambiente residencial com mais lazer e bem-estar. Vem daí, por exemplo, a aquisição ou reforma de piscinas e tudo que envolve seu bom funcionamento e manutenção: mobiliário, revestimentos, materiais de limpeza, equipamentos de filtragem e aquecimento, iluminação, bombas, entre outros.

“O olhar das famílias foi voltado para dentro das residências por causa da pandemia, diferentemente de outros tempos em que uma das primeiras opções seria viajar”, exemplifica João Marques Júnior, gerente administrativo da Anapp.

Ele destaca que nesse movimento de crescimento, o valor médio e o ganho nas vendas foram aumentando gradativamente para as empresas, mesmo havendo despesas também crescentes no custo das matérias-primas. “Até onde foi possível o equilíbrio, houve ganhos importantes nesse período”, disse.

O resultado ainda bastante positivo para este ano, com tendência para o próximo, manifestado pelos executivos e apontado na pesquisa se deve a basicamente quatro fatores: possibilidade de crescimento econômico; fim da pandemia; setor de piscinas em expansão e alta demanda de investimento em lazer nas residências.

Contudo, tendo em vista que há um viés de queda de 2020 para 2022, a pesquisa da Anapp registra o seguinte: “Entre as limitações (de manutenção ou aumento do crescimento) aparece o desabastecimento de matérias-primas e consequente aumento de custos. Em menor grau, porém ainda muito relevante, aparecem os custos internacionais e variação cambial (principalmente entre empresas médias e grandes) e os problemas relativos aos impostos e queda de preços (principalmente entre os pequenos)”.

Tendências

Claro que os bons resultados registrados nos últimos anos animam os executivos do setor a buscarem inovação e instrumentos para manter o setor aquecido. Para eles, a principal tendência do mercado é a de que as famílias deverão continuar investindo em lazer residencial.

“De agora em diante o consumidor dará atenção à planta do imóvel a ser comprado como nunca antes fez, e não somente quanto ao espaço em si mas também quanto à iluminação, conforto térmico, acústicos e alta valorização das áreas externas”, afirma o relatório da Anapp.

O gerente da Anapp também aponta outras tendências que começam a se materializar no setor. “O desenvolvimento de novos métodos construtivos de piscinas, novos estilos de revestimentos e o emprego cada vez maior de tecnologia, como a internet das coisas para a automação no ambiente de lazer são tendências já bastantes presentes”, afirma João Marques.

EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2022:

Data: 2 a 5 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02049-000

Organização: Francal Feiras

Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.

Programação completa e gratuita clique aqui.

Protocolo de Segurança Sanitária

De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva

2PRÓ Comunicação

11 3030-9463 | 11 3030-9404

imprensa@francal.com.br

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.