O grande encontro do mercado de piscinas teve início nesta terça-feira (2), em São Paulo. E, a julgar pela abertura, a EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING tem tudo para superar as expectativas. Além dos quase cem expositores, diversas autoridades e representantes setoriais se fizeram presentes, tais como Vinicius Lummertz, secretário de turismo e viagens do estado paulista; e Carlos Heise, Adelino Ângelo e João Marques Jr., respectivamente presidente, conselheiro e gerente administrativo da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (Anapp).
O evento abrange todos os atores do setor de piscinas, spa, lazer e bem-estar, como lojistas, fornecedores de insumos, fabricantes de equipamentos, manutenção e especialistas. Conta não só com espaço de exposição como também com uma completa plataforma de conteúdo, com Oficinas Técnicas e Seminário de Marketing & Vendas para Lojistas e Tratadores de Piscinas, bem como atrações voltadas a troca de ideias e relacionamento, como o Jantar de Networking.
Lummertz destacou o turismo de proximidade e do bem-estar, em alta por conta das medidas de distanciamento social, e seu potencial para gerar empregos e desenvolver a economia. “Algumas macrotendências observadas nos últimos anos, como o lazer wellness, vieram para ficar, e estão intimamente ligadas ao setor de piscinas”, disse. Segundo o secretário, o setor, quando associado a hotéis e resorts, impressiona pelas perspectivas positivas e pode impulsionar o turismo no Brasil e, especialmente, em São Paulo.
Para Heise, a expectativa com relação à feira é bastante alta, pois é a primeira ExpoLazer presencial pós-pandemia. “Temos presentes as principais marcas do setor de todo o Brasil, bem como do exterior. A edição de 2022 não só será uma excelente feira por si só, mas servirá de impulso para as próximas”. Já Marques Jr. salientou que, após quase três anos de hiato, há muitas novidades represadas e prontas para serem descobertas pelo setor.
Todo esse otimismo é justificável. O mercado de piscinas, abrangendo todos os segmentos, vem crescendo a uma média de 4% ao ano há uma década, de acordo com números da Anapp. Em 2020, como as pessoas passaram mais tempo em casa, esse crescimento deu um salto e chegou a 18%.
“A ExpoLazer acontece há mais de duas décadas, mas desta vez nos parece especial: nosso credenciamento online, válido para visitantes, indica um crescimento de 60% em relação aos anos anteriores”, comemora Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, organizadora da feira. “Estamos muito satisfeitos com os números. O evento cresceu e, tenho convicção, pode crescer ainda mais”.
Para Fernando Ruas Marques, Diretor de Negócios da Francal Feiras, o marco desta feira é o reencontro. “Foram quase três anos sem evento e esse momento foi muito esperado. As empresas vieram, estão com estandes lindíssimos, e temos muitos lançamentos”, disse.
Valeska Ciré, head de produtos da ExpoLazer, também participou da abertura do evento. “Esperamos a visita de muitos lojistas, tratadores de piscinas, arquitetos e engenheiros. Inclusive nós podemos mostrar para os tratadores essa troca de experiência, de como eles podem atender melhor o cliente, de como eles podem usar as mídias sociais em seus negócios”, comenta.
A EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING acontece no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, ao longo de toda esta semana, entre 13h e 21h. O evento se encerra no dia 5 de agosto.
Conteúdo: EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING traz palestras voltadas ao lojista e tratador de piscinas
O primeiro dia de programação da ExpoLazer foi aberto com a palestra de Américo Figueiredo,mentor e desenvolvedor do Método Tratador Pro, o único treinamento de alta performance voltado exclusivamente para tratadores de piscinas no Brasil. Intitulada de Antes do cliente dizer SIM!, a conversa de Américo com o público abordou principalmente a importância de sair do comum e ir além.
De acordo com ele, o mercado gira em torno de R$ 12 bilhões por ano no Brasil, com cerca de 3 milhões de piscinas instaladas e aproximadamente 126 mil trabalhadores no ramo. Ou seja, há muita oportunidade, mas é preciso se destacar, e para isso o empresário deve focar na venda. “Ao entrar em uma loja, o cliente já tomou uma decisão de 50% daquela compra, mas na maioria das vezes o profissional não consegue efetivar a venda por não utilizar as estratégias adequadas. Minha sugestão é que esse profissional faça o papel de facilitador na decisão do cliente. Que ele procure entender a necessidade desse cliente e dar as orientações pertinentes, de acordo com o que ele precisa naquele momento”, explica. Américo é criador do Canal Club das Piscinas, que soma mais de 15 mil inscritos.
Com gerador de cloro, limpeza de piscina vira processo automatizado
A primeira oficina técnica da ExpoLazer, realizada nesta terça-feira (8), foi dedicada ao gerador de cloro G5, lançamento da Nautilus. Quem subiu ao palco foi Carlos Bueno, engenheiro de aplicação da empresa.
Como uma das primeiras companhias a fabricar este tipo de equipamento no Brasil, ela vem adicionando novos recursos a cada geração. Nesta, a quinta, há um novo display LCD para a exibição das principais informações, e um timer para programar a filtração. Bueno chamou a atenção ainda para o design, mais compacto, ideal para casas de máquinas residenciais.
O gerador, como o próprio nome sugere, produz cloro por meio da eletrólise, tornando desnecessária a compra do produto – em vez do cloro, usa-se sal mineral, em baixíssima concentração. O tratamento da água é automatizado a fim de tornar as piscinas limpas, cristalinas e seguras – e com pouca interferência humana.
Diversificação e economia são as palavras-chaves para o crescimento do ozônio no tratamento de piscinas
Não é à toa que o tratamento à base de ozônio vem crescendo em escala mundial. Ele é um dos mais poderosos oxidantes utilizados no tratamento de água, ar e efluentes. Além disso, não deixa resíduos no ambiente e é reconhecido por ser um método seguro e eficaz para aplicações em diversos segmentos.
Em sua palestra, Rodrigo Gosser, Biólogo e Técnico da Panozon, mostrou que o ozônio vai além das piscinas. Hoje, a solução é a que mais cresce no tratamento de água para a população de cidades. Só no Japão são mais de 17 mil plantas, além de outros países como França, Holanda, EUA e Canadá.
Um dos principais motivos para o crescimento do ozônio nas mais diversas aplicações é que, além de compatível com outras tecnologias, ele é ecologicamente correto e capaz de eliminar as cloraminas da água – subprodutos do cloro que causam diversos problemas à saúde.“Quando entramos em uma piscina e sentimos aquele cheiro forte, ou desconforto na pele, geralmente atribuímos isso ao cloro, mas na verdade são as cloraminas”, explica Gosser.
A palestra também marcou um momento importante para a Panozon, que acaba de lançar o Blue Star, único gerador de ozônio com sensor de identificação. Até então, nenhum gerador do mercado era capaz de identificar se o equipamento estava produzindo ozônio. Essa inovação será útil para todo o mercado de piscinas do Brasil.
Expositores trazem novidades e apostam em grande visitação com foco na alta temporada
A NaturPool oferece aos visitantes um novo conceito de piscinas com o objetivo de simular e criar novas experiências. Em seu catálogo, a empresa apresenta piscinas de fibra, com opções de acessórios que permitem construir um cenário natural que pareça uma praia particular, com pedras e vegetação. “Nós temos nossas vendas de loja, mas a tecnologia e os testes dos produtos são feitos e colocados à prova nas feiras. Ter os visitantes no estande, vendo e podendo tocar nos nossos produtos é muito bacana e, certamente, fundamental para nós”, afirma Vagner Hilgert, proprietário da NaturPool.
Já a Dancor traz soluções inteligentes em bombeamento e tratamento de líquidos. Entre toda a sua gama de produtos, a linha Lazer Dancor é a que possui maior destaque no mercado, com uma variedade de bombas de hidromassagem e filtros que oferecem qualidade, eficiência e custo benefício.“O evento tem uma importância enorme para nós. Além de ser a principal feira do setor, os clientes já vêm em busca de produtos para a alta temporada. Estamos com as melhores expectativas possíveis”, conta Wilton Dias, gerente de marketing e vendas.
Na Montreal, o destaque é o Hipoclean, produto multiação que elimina bactérias, fungos e outros microrganismos, oxidando a matéria orgânica com uma única aplicação, proporcionando uma piscina limpa e cristalina. “A feira esse ano está diferente, com o primeiro dia muito animado e um grande número de visitantes. Nossas expectativas são maiores que as dos anos anteriores e estamos confiantes com os negócios”, explica Ricardo Nogueira, presidente da Montreal.
Visitantes se surpreendem com o evento e buscam se atualizar na EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING
O lojista Samuel Cheregatti veio em busca de novidades do setor. “Gostei muito do que vi até agora, e o que realmente chamou a minha atenção foi o tamanho e a qualidade dos estandes. A feira está realmente incrível”, afirmou.
Haruan Jordani também é lojista e está pela primeira vez no evento. “Sei que aqui é um excelente espaço para quem quer ver tendências, inovações e diferenciais no mercado. Fiquei positivamente surpreso com a qualidade dos profissionais que estão nos estandes, todos extremamente atenciosos e especialistas no assunto”, comentou.
“Está sendo ótimo para adquirir conhecimento e ter o contato direto com especialistas do setor”, diz a lojista Graziele Devial.
EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2022:
Data: 2 a 5 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02049-000
Organização: Francal Feiras
Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.
Programação completa e gratuita clique aqui.
Protocolo de Segurança Sanitária
De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
11 3030-9463 | 11 3030-9404
imprensa@francal.com.br