Instagram é um terreno fértil para vendas – se bem utilizado

As redes sociais deixaram de ser apenas sociais para se tornarem ferramentas de vendas lucrativas e rentáveis. Para tratar desse tema, a EXPOLAZER recebeu nesta sexta-feira (5), Felipe Vieira da Luz, proprietário da Luz Soluções Digitais, para falar especificamente sobre uma das maiores plataformas: o Instagram.

Vieira, de forma prática e didática, ensinou durante a palestra como otimizar o perfil na plataforma. Abordou o tipo de foto a ser utilizada, os fundamentos para negócios e, claro, as melhores estratégias para atrair clientes. Elencou ainda alguns itens que não podem faltar na elaboração de cada destaque, como localização, horários e dias de funcionamento, depoimentos de clientes e/ou parceiros, e respostas às principais dúvidas.

Mas, o que produz conexão e venda? Para Vieira, um erro bastante comum é acreditar que postagens sobre “Dia das Mães”, “Dia do Tratador de Piscina” e “Feliz Aniversário” vão gerar vendas. “Isso não cria conexão, não produz resultado. O papel de uma empresa ou de um prestador de serviço no Instagram não é ser influenciador”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, o Instagram transmite autoridade porque é possível ampliar o alcance daquilo que se faz, mostrar as melhores ações, e educar o seu público para a compra. “Esse é um ponto que muitos prestadores de serviço e lojistas relevam. O Instagram é uma maneira de educar o cliente para comprar os seus serviços ou produtos por meio dos stories, reels e post no feed”. O objetivo de um negócio, afinal, não pode ser aumentar o número de seguidores, mas sim, de clientes.

Suporte especializado e ofertas sob medida impulsionam e-commerce de nicho

Nesta sexta (5), no Seminário de Marketing, Vendas e Sustentabilidade da EXPOLAZER, um dos assuntos abordados foi o e-commerce – mais especificamente, o e-commerce de nicho. O especialista que subiu ao palco foi Elvis Gomes, CEO da empresa de consultoria Painel 10.

Gomes destacou que, apesar da consolidação do setor e do crescimento dos marketplaces, capitaneados por grandes nomes de mercado, ainda há muito espaço para a comercialização de produtos segmentados em lojas próprias.

“As maiores empresas tentam abraçar o mundo, mas, muitas vezes, não têm o foco ou não prestam o suporte ao cliente da forma como ele gostaria”, disse. “Dá para vender de tudo na internet. E se você tiver o know-how e tratar bem o consumidor, ele se transformará no seu principal vendedor”.

Entre as vantagens mencionadas para abrir uma loja de nicho, especializada, Gomes menciona uma maior fidelização, uma menor concorrência e um contato mais próximo com o público. Dois casos serviram como exemplo: Casa das Cercas e Usiminas. As duas adaptaram suas ofertas e sua estratégia para vender não só para empresas (B2B), como também para o consumidor final (B2C).

“Abrir uma loja, a rigor, é fácil. Difícil é manter, desenvolver, crescer”, afirmou. “É preciso fazer um plano de negócios, pensar na logística e na divulgação, analisar oportunidades, público-alvo e concorrentes. O e-commerce, cada vez mais, é um ambiente para profissionais, não para amadores”, alertou.

Tratamento remoto de piscinas abre novas possibilidades de negócios

Como otimizar o tempo para ampliar o seu negócio? Essa foi a pergunta que o empreendedor Bruno Rodrigues fez a si próprio quando tratava sozinho cerca de 30 piscinas. Com sua veia empreendedora, ele se sentiu instigado a buscar uma forma de atender seus clientes de maneira inteligente e, ao mesmo, criar possibilidades de aumentar o seu faturamento. “Eu visitava meus clientes cerca de três vezes por semana e percebia que, entre essas visitas, ao menos duas eram para dosar produtos. Enxerguei nisso a possibilidade de automatizar o processo”, conta o empresário.

Assim surgiu a Larbor, empresa especializada em tecnologia no tratamento de água que criou o Piscineiro Online, equipamento que une praticidade e eficiência para o mercado de piscinas.  Segundo Rodrigues, é importante ressaltar que o produto não vem para substituir o piscineiro, pelo contrário, é uma ferramenta para ajudá-lo. “É um produto que une hardware e software e traz escalabilidade e inovação para o tratador de piscina e para o lojista”, explica o palestrante.

Com o Piscineiro Online, as piscinas são monitoradas 24 horas por dia. Por meio do software LarborConecta é possível monitorar de forma remota o PH da água, quantidade de produtos líquidos usados e até mesmo o status da bomba e da filtração. A solução tem interface intuitiva e entrega os detalhes necessários para o profissional fazer a dosagem, prever a quantidade de produto químico a ser usada e corrigir eventuais problemas.

Toda essa comodidade não só aumenta a quantidade de clientes que o profissional pode ter, como também dá a possibilidade de ampliar a abrangência geográfica de atendimento, já que seu deslocamento físico será menor. “Esse produto vem para revolucionar o mercado de piscinas, a forma como é ela é tratada, pois tudo é feito de maneira remota unindo a tecnologia e o tratamento de água”, finaliza Rodrigues.

Como evitar problemas em piscinas? Invista em profissionais especializados

Você sabia que de cada 1000 piscinas inspecionadas, 80% das que apresentam problemas são novas e apenas 20% são antigas, com mais de 20 anos de vida? Os números foram compartilhados por David Ferrari, técnico e especialista em problemas e soluções de piscinas da Hidraserv Doctor Pool, durante a última palestra da 23ª edição da EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING, “Problemas em piscina e como evitar”.

O cenário, de acordo com o especialista, é preocupante, mas tem solução. Segundo ele, das piscinas acompanhadas por seu estudo, 70% apresentavam problemas de estrutura, 28% de hidráulica e apenas 2% de manutenção. A falta de um projeto de qualidade e de uma execução feita por equipes gabaritadas são as principais fontes de problemas, pois uma obra que começa errada, certamente terminará errada. Não à toa, David comenta o quanto é comum ouvir de pedreiros e empreiteiros, que já trabalham no ramo há 20 ou 30 anos, que falta treinamento e atualização profissional.

De acordo com David, o Brasil é o segundo país que mais investe em piscinas no mundo, e isso significa oportunidade para entregar um bom trabalho. Geralmente, a piscina é a última etapa da obra e o proprietário não quer mais gastar, mas é preciso ter qualidade na mão de obra para evitar custos adicionais.

Em sua equipe, David salientou que possui engenheiros, peritos e mergulhadores profissionais treinados. “Não basta identificar. É preciso corrigir o problema de forma assertiva. Fazer remendos não ajuda, pelo contrário, só atrapalha o profissional, porque na hora de dizer de quem foi o problema é seu nome que está em jogo”, conclui.

Expositores comemoram os bons resultados da EXPOLAZER

Ao final de quatro dias de geração de negócios, conhecimento compartilhado e engajamento do público que esteve no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, expositores apontam os bons resultados alcançados durante o evento. Confira alguns depoimentos.

Viva Vida – Jeferson Kellermann, sócio-diretor

“Participamos de muitas edições da Expolazer, pelo fato dela ser a referência do nosso mercado. Uma grata surpresa dessa edição foi o número de visitantes, que acabou gerando novos clientes e futuros negócios.”

Bestway – Ramon Balestrim, gestor de marketing

“Essa foi a nossa primeira participação na feira e já conseguimos muitos contatos. Estamos com a expectativa de concretizar bons negócios nos próximos 10 dias, em função da alta procura que nossos produtos tiveram. Com certeza iremos voltar na próxima edição.”

Domclor – Guilherme Possas, supervisor comercial e coordenador técnico

“Nossa expectativa já foi ultrapassada. Fechamos boas negociações envolvendo produtos e serviços, além do grande número de visitas que recebemos, o que resultou em novos clientes. O evento também ajuda a manter o relacionamento com os profissionais que já conhecemos.”

Lider Piscinas – Decio Zerwes, proprietário (com foto)

“A Expolazer está superando todas as minhas expectativas, pelo fator econômico do país e por ser depois da pior fase da pandemia que estamos enfrentando. Mesmo com todas essas dificuldades, essa é sem dúvidas a melhor feira que a Lider participou, com muitos negócios, público bem curioso e com diversos profissionais da área.”

ACF – Mariana Oliveira, departamento de finanças (com foto)

“Nosso estande está sendo um sucesso. Para nós, retornar às feiras após o pior momento da pandemia e voltar a ter essa relação com os nossos clientes e outros profissionais do mercado é muito importante. Conseguimos diversos contatos novos, aumentamos o networking e as chances de negócios.”

EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2022:

Data: 2 a 5 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02049-000

Organização: Francal Feiras

Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.

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Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:

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