Vendas no 1° semestre aumentaram 20% e expectativa é fechar 2024 superando faturamento de 2023
Com as temperaturas batendo recordes a cada nova estação, há setores da economia que aproveitam a onda para surfar e alavancar as vendas. É o caso do ramo de piscinas. No primeiro semestre do ano, quando o país chegou a registrar o mar mais quente da história (1°C a 2°C acima da média), houve aumento de 20% na comercialização de unidades. E a expectativa até o final do ano, segundo empresários do setor, é ultrapassar os números de 2023, ano considerado o mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
De acordo com Renato Cordeiro, head de Produto da Francal, o aquecimento deste mercado poderá ser percebido na 24ª Expolazer & Outdoor Living, feira que começa na próxima semana no Distrito Anhembi e que reunirá 120 expositores, 43% a mais que na edição passada. “As projeções de verão mais quente da história tem levado empresários do setor a inovar para oferecer aos clientes novidades e soluções com a máxima qualidade”.
O CEO da Orbe Piscinas, Munir Ibrahim Saleh, atenta que além de fatores como posicionamento de marca e economia, o clima incide de maneira expressiva sobre o aumento nas vendas das piscinas de fibra que comercializa. “O clima sempre foi e será importante para o nosso faturamento. No primeiro semestre aumentamos as vendas em 20% em comparação ao mesmo período do ano passado, e acreditamos que vamos superar as de 2023”, projeta.
Segundo o empresário, que terá a marca exposta entre a próxima terça e sexta-feira (13 a 16) na 24ª Expolazer & Outdoor Living – principal evento na América Latina para o setor de lazer ao ar livre -, a alta é justificada ainda pois o público consumidor vem buscando proporcionar lazer e maior conforto para os familiares. “Nossos clientes buscam adquirir uma piscina para relaxar, ter a privacidade de curtir um dia ensolarado dentro da própria casa, e para se divertir com a família e os amigos”.
Decio Zerwes, proprietário da Líder Piscinas – outra marca que estará presente na Expolazer – reforça o discurso de Saleh. “Por aqui, a procura segue aquecida, mas mantendo os números do ano passado. Atendemos especialmente o público que vem em busca do produto para uso familiar, com 95% para uso em residências, chácaras, fazendas e sítios”.
O diretor da Haas Piscinas, Luis Mauricio Haas, destaca que a expectativa é bastante positiva para este segundo semestre. “Esperamos alavancar as vendas por meio da expansão do negócio e por meio de novidades e lançamentos, que inclusive levaremos à Expolazer”, adianta. No caso da marca, os principais compradores são lojas especializadas e construtoras.
IMÓVEIS MAIS ATRAENTES
O CEO da Orbe Piscinas, Munir Ibrahim Saleh, observa ainda que arquitetos buscam inserir o item piscina em projetos uma vez que isso pode aumentar o valor do imóvel. “As propriedades acabam se tornando mais atraente para compradores em potencial. É um diferencial”, finaliza.
Segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), a estimativa é de que mercado brasileiro de lazer ao ar livre movimente algo em torno de R$ 12 bilhões ao ano. Além disso, mais de 116 mil piscinas são instaladas em média no país anualmente.
ENTRADA GRATUITA
A Expolazer & Outdoor Living (24ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness), realizada na próxima semana, no Distrito Anhembi, em São Paulo, tem entrada gratuita. O credenciamento é feito pelo site do evento até segunda-feira (12). A feira reunirá 120 expositores e 40 speakers para apresentar as principais novidades e atualizações dos segmentos. As palestras ultrapassam 18 horas de conteúdo e envolvem temas como ESG, negociação e vendas, normas e regulamentações, conceitos e método construtivo, impermeabilização, tendências de mercado, arquitetura do lazer, inovação e tecnologia, marketing digital, gestão e outros.
Para conferir a programação completa da edição 2024, acesse o site. A Expolazer oferece oportunidade para compradores e profissionais do mercado de piscinas, spas, decoração e bem-estar – como lojistas, engenheiros, arquitetos, decoradores, paisagistas, gestores de resorts e de parques aquáticos, tratadores de piscinas e outros – se atualizarem sobre as últimas tendências do mercado, fazer networking e encontrar novos clientes. O evento é realizado pela Francal – ecossistema para eventos – e conta com a colaboração da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP).
SERVIÇO
24ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness
(Expolazer & Outdoor Living)
Dias: 13 a 16 de agosto (terça a sexta-feira)
Horário: 13h às 21h
Local: Distrito Anhembi, (Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo – SP)
Credenciamento e outras informações
Sobre a Expolazer
Realizada pela primeira vez em 1992, em São Paulo, a Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer & Wellness (Expolazer & Outdoor Living), foi criada tendo em vista a necessidade de atender a crescente demanda por produtos e serviços relacionados ao lazer ao ar livre no país. De lá para casa, a feira bienal, realizada pela Francal – ecossistema para eventos – se tornou referência para que empresas do setor apresentem novidades e soluções para os consumidores.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Approach Comunicação
Jacqueline Campos I jacqueline.campos@approach.com.br William Prado I william.prado@approach.com.br