Feira

ABNT faz novas exigências para a NBR 10339:2018

 

Luiz Henrique Marques, da Comarx, especificou os pontos principais da normalização no 4º Fórum Brasileiro da Indústria de Piscinas e Spas.

De acordo com Luiz Henrique, a maioria das determinações da ABNT abrange todos os tipos de piscinas e algumas são específicas para piscinas coletivas ou públicas como implemento em função das necessidades.

Por exemplo: para o tanque, a ABNT passou a exigir acessibilidade, conforme a NBR 9050. Já para a distância máxima da borda, agora, o ideal é que seja de 20 cm e a profundidade rasa <60 cm, sendo considerada “entrada natural”, que requer piso com índice de atrito específico.  Por sua vez, as rampas máximas de 7% devem ter até 1,8 m e de 33% acima dessa medida.

Segundo o palestrante, toda piscina deverá permitir a saída vertical do usuário em qualquer lateral do tanque e ser monitorada constantemente.

A casa de máquinas também ganhou suas especificações, entre elas, fácil acesso (mínimo de 80 cm), abertura compatível com o tamanho dos equipamentos, ventilação permanente ou forçada e piso resistente e lavável de baixa absorção.

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais