Inspirações

Saiba como pintar a piscina de fibra corretamente

Saiba como pintar a piscina de fibra corretamente

Em média, a cada 5 anos, é preciso pintar a piscina de fibra porque a ação do cloro e do sol pode descolorir o tanque.

 

É necessário preparar muito bem a piscina antes de realizar a pintura. Essa nova camada não pode ser aplicada sobre a antiga, porque os resultados seriam negativos. Outro ponto importante é deixar a piscina completamente limpa, a fim de garantir uma boa aderência e a durabilidade da nova tinta.

O ideal é contratar uma empresa especializada, porque, dessa forma, profissionais realizarão o trabalho com os materiais adequados e do jeito correto para alcançar maior qualidade.

Mas, se você preferir se aventurar nesse procedimento, lembre-se de seguir o passo a passo com exatidão, porque todo o cuidado é necessário para que a sua piscina não seja danificada.

Materiais necessários

Antes de iniciar a pintura em si, é fundamental que você providencie todos os materiais necessários. Assim, não será preciso interromper o trabalho no meio do caminho, o que poderia prejudicar o resultado final.

A lista compreende: escova, desengordurante, lavadora de alta pressão, lixa 180, lixadeira de palma, rolo de pintura, suporte para rolo de pintura, esmalte acetinado à base de água ou primer acrílico e tinta epóxi para piscinas.

Perceba que existem produtos específicos para piscina de fibra, os quais não devem ser substituídos. Tintas inadequadas podem contaminar a água e causar danos à saúde dos banhistas.

Antes de iniciar a pintura, é preciso adotar algumas medidas para preparar a piscina. As etapas que antecedem a manutenção são:

Escolha um bom dia para pintar

Depois de providenciar os materiais, será preciso escolher o dia mais adequado para pintar a piscina. Prefira o clima seco e quando não estiver ventando. Dessa forma, a tinta secará mais facilmente, não haverá o risco de ser manchada pela chuva e o vento não levará sujeira para a tinta fresca.

Esvazie e limpe bem a piscina

Quando o tempo estiver propício para o trabalho, a primeira coisa a fazer é esvaziar a piscina e realizar uma limpeza bem caprichada, com auxílio da escova, do desengordurante e da lavadora de alta pressão. Todas as impurezas e incrustações devem ser removidas para que não prejudiquem o resultado final.

A pintura

  1. Lixe a superfície

Não se deve aplicar a tinta nova sobre a antiga, portanto, será necessário lixar todo o tanque. É fundamental que essa tarefa seja realizada criteriosamente, porque ela e a limpeza garantirão a boa aderência e durabilidade da tinta que será aplicada.

Toda a tinta antiga precisa ser removida, mas tenha cuidado para não retirar o material do tanque, pois isso reduziria a sua espessura. Por essa razão, é fundamental usar a lixa certa e saber operar a lixadeira.

  1. Proteja as partes que não serão pintadas

As áreas da piscina que não devem receber tinta precisam ser protegidas, para não manchar. Use jornais velhos e fita adesiva para cobri-las, assim, você terá mais liberdade para aplicar a tinta sem precisar de acabamentos minuciosos.

  1. Aplique primer ou esmalte

Agora que a superfície está pronta, é hora de prepará-la para receber a tinta final. Então, aplique uma demão do primer ou do esmalte acetinado, espere o tempo recomendado pelo fabricante e parta para a segunda demão. Procure deixar a escada por último, para que você não tenha dificuldade em sair.

  1. Insira a tinta epóxi

Depois que a segunda demão da tinta inicial estiver seca, deve-se aplicar a tinta epóxi, lembrando que ela precisa ser específica para piscinas. Duas demãos são suficientes para obter um bom resultado.

Siga a recomendação do fabricante sobre o intervalo entre uma camada e outra. Também será necessário respeitar o tempo de secagem final para encher a piscina novamente — cerca de um dia e meio.

Se a piscina tiver sido pintada anteriormente, é fundamental utilizar o mesmo produto. Portanto, registre essa informação, a fim de não errar quando for necessário realizar novos retoques.

 

Fonte: Primeira Página.

 

Redes Sociais