Inspirações

5 motivos para praticar natação

Caia na água! Além de proporcionar diversos benefícios ao corpo humano, a natação movimenta e exercita quase todos os grupos musculares.

 

  1. Desenvolve a musculatura

Essa atividade física colabora para o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.

O fortalecimento dos músculos da região central do corpo, chamada de “core”, que também engloba a pelve e a lombar, melhora a capacidade de realizar esforços físicos e mantém o equilíbrio e a estabilidade da coluna.

  1. Ajuda na capacidade cardiorrespiratória

Em aproximadamente 12 semanas é possível notar os benefícios promovidos pela prática regular de natação na qualidade de vida. Entre eles, a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

O exercício melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos, entre os quais o coração, que passa a bombear mais oxigênio por meio do sangue para todo o corpo, favorecendo o trabalho de todas as células do organismo.

  1. Favorece a memória e a concentração

A prática regular de exercícios aumenta a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro em estado de alerta e mais concentrado, melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas tarefas comuns do dia a dia.

A atividade aeróbica também aumenta a oxigenação do corpo, inclusive do cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual, o que também ajuda a potencializar o raciocínio.

  1. Melhora a autoestima

Por falar nos hormônios do “quarteto da felicidade” — serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina, eles também podem fazer toda a diferença na autoestima de uma pessoa.

Como? Praticando atividades físicas regularmente e em boa intensidade. Fazer natação ao menos três vezes por semana, em dias intercalados, de 45 a 60 minutos por aula, incluindo aquecimento e alongamentos, é o suficiente para obter um bom condicionamento físico e estimular a produção dessas substâncias pelo tecido cerebral.

  1. Reduz o estresse e a ansiedade

A natação pode ser uma ótima alternativa - ou uma verdadeira válvula de escape – para combater o estresse e a ansiedade do dia a dia. O controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, afastando os problemas cotidianos.

A liberação dos hormônios do “quarteto da felicidade”, por sua vez, promove sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.

O som da respiração aliado à paz embaixo d’água, assim como as ondulações da piscina, também auxiliam a relaxar o corpo, aliviar dores, diminuir a tensão, acalmar a mente e melhorar o humor.

 

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Fonte: Primeira Página

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