Inspirações

7 sugestões de pergolados para incrementar a área de lazer

São diferentes opções para você definir o melhor modelo e material de acordo com o seu projeto e orçamento.

 

Bastante comum nas áreas de lazer, o pergolado pode servir tanto como uma extensão da casa, quanto uma construção complementar à parte. Mesmo com o formato básico de vigas e colunas, existem muitas formas e materiais que podem ser utilizados em sua construção. Separamos 7 delas, confira:

  1. Madeira

É o mais comum e o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração – do mais rústico ao vanguardista. Mas a variedade de modelos de pergolados de madeira é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. Porém, todos precisam de manutenção periódica.

  1. Alumínio

Esse tipo é o mais moderno e resistente às variações climáticas. Não precisa de manutenção e por ser leve pode ser montado e transportado com muita facilidade. Há diferentes modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados com cobertura e fechamentos laterais.

  1. Alvenaria

Costuma ser de cimento, tijolo ou concreto e faz parte da estrutura da casa. Sua grande vantagem é a resistência, além de poder ser pintado de qualquer cor.

  1. Bambu

Seguindo um estilo mais natural, praiano e campestre, uma boa opção é construir um pergolado de bambu. Além da estrutura leve e muito fácil de montar, seu preço costuma ser bem menor que os demais.

  1. Cobertura de lona

Depois de escolher o material da estrutura do pergolado, você precisa escolher o material para a cobertura, caso queira que ele seja coberto. A lona é uma das opções mais comuns e com o maior número de vantagens, apesar de ser um pouco mais cara. Ela é capaz de bloquear de 90% a 100% os raios UVA, é de fácil limpeza e muito resistente.

  1. Cobertura de palha

Já para quem procura uma cobertura mais rústica e econômica, as coberturas de palha ou fibras naturais são uma excelente opção. Porém, elas não duram muito tempo como a lona, mas o investimento será mínimo e você mesmo pode fazer a instalação.

  1. Bioclimático

É aquele que permite, graças a um sistema de lâminas orientáveis (geralmente de alumínio), regular a temperatura (por meio da ventilação) e a intensidade da luz da região coberta. Isso é possível porque as lâminas podem ser abertas e direcionadas em diferentes ângulos e até mesmo serem fechadas por completo, protegendo a área da chuva. Elas ainda podem ser reguladas de forma automática ou manual.

 

Leia também: 5 motivos para praticar natação

 

Leia também: 4 ideias simples para transformar seu banheiro em um Spa

 

 

Fonte: Primeira Página

 

Redes Sociais