Inspirações

Banho quente de banheira queima calorias!

Pesquisa indica que a imersão em água quente é benéfica, inclusive, para a saúde física e mental.

 

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, descobriram recentemente que tomar banho quente de banheira, durante uma hora, queima a mesma quantidade de calorias que uma caminhada.

A pesquisa indica que o aquecimento passivo, ou seja, a imersão em água quente ou sauna é benéfica não só quando se trata de queimar calorias, mas pode ser fundamental para a saúde física e mental, principalmente para pessoas que não podem praticar exercício físico.

Durante o experimento, os cientistas testaram 14 pessoas em duas situações: se exercitando em uma bicicleta durante uma hora e em um banho de uma hora com a água a 40 graus Celsius.

Pedalar queimou mais calorias, mas o banho quente queimou tantas calorias quanto uma caminhada de meia hora. Isso ocorre por causa do aumento da temperatura corporal causada pela água quente. Os pesquisadores também mediram o nível de açúcar no sangue dos participantes 24 horas depois dos testes.

Surpreendentemente, descobriram que nos que tomaram banho de água quente o pico de açúcar ficou 10 vezes menor do que nos que pedalaram. Além de tudo, notaram mudanças na resposta inflamatória semelhante. “Isso sugere que o aquecimento passivo repetido pode ainda contribuir para reduzir a inflamação crônica”, disse o cientista Steve Faulkner ao site The Conversation.

 

Leia também: 4 sais de banho para fazer em casa

 

Leia também: 5 vantagens da piscina de fibra

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais