Liderar em um segmento competitivo como o de piscinas e spas requer perseverança, flexibilidade e uma abordagem estratégica consistente ao longo do tempo. Estar preparado para enfrentar desafios e aprender com experiências passadas para continuar crescendo e inovando é fundamental.
Nesse sentido, estar presente na maior feira do mercado de lazer e bem-estar da América Latina, a Expolazer, que acontece em agosto de 2024, em São Paulo, pode ser um grande diferencial para o seu negócio, afinal, participar de um evento especializado no setor pode impulsionar a sua empresa de várias maneiras.
Mas antes é importante entendermos o que é necessário para liderar o ramo em que se atua.
Como se tornar líder no ramo em que atua
Se tornar líder em um segmento específico requer uma abordagem estratégica e dedicada. É preciso:
1. Compreensão do mercado – é necessária uma boa análise do mercado em que se está atuando, entendendo as tendências, as necessidades dos clientes e como são as estratégias dos concorrentes.
A partir daí, identifique as oportunidades que podem ser diferentes das disponíveis no mercado e as inovações que podem destacar a sua empresa.
2. Foco no cliente – para se destacar é imprescindível que o cliente esteja no centro de suas operações, por isso, é necessário entender as suas necessidades para que a sua marca possa fornecer soluções que superem as expectativas.
Para tanto, colete feedbacks constantes e ajuste os produtos ou serviços de acordo com a demanda.
3. Qualidade e inovação – para ser um bom líder de mercado é preciso uma reputação forte, e para construí-la é importante a busca pela excelência que vem através do fornecimento de produtos de alta qualidade.
Nesse sentido, esteja sempre atento às inovações no seu setor e adapte-se rapidamente às mudanças.
4. Parcerias estratégicas – ter ao lado empresas e pessoas que possam impulsionar o crescimento e a exposição da sua empresa é essencial para quem busca se tornar um líder no mercado de lazer e bem-estar.
O caminho contrário também é extremamente válido, portanto, colabore com outras organizações para criar sinergias benéficas.
5. Marketing eficiente – a visibilidade da marca é fundamental, principalmente em canais digitais de comunicação. Com o avanço da internet, cada vez mais pessoas estão se mantendo conectadas.
Nesse sentido, invista em estratégias de marketing eficientes para atingir essa demanda. Utilize as redes sociais, marketing de conteúdo e demais ferramentas para falar com o seu público-alvo.
6. Responsabilidade social e sustentabilidade – demonstrar que sua empresa tem compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade pode ser um grande diferencial para a marca nos dias atuais.
Muitos consumidores estão valorizando empresas que contribuem positivamente para a comunidade e o meio ambiente.
7. Avaliação e ajuste contínuo – acompanhar e avaliar regularmente o desempenho da empresa é fundamental para que se possa identificar as áreas que demandam melhorias.
Não hesite em ajustar a estratégia conforme o ambiente de negócios evolui.
Como a Expolazer pode levar sua empresa à liderança?
A Expolazer é a principal feira de piscinas, spas, decoração e bem-estar da América Latina, e a cada dois anos reúne os principais stakeholders deste mercado.
Só para se ter uma ideia, a última edição, em 2022, contou com um espaço de mais de 8 mil metros quadrados de exposição; os visitantes puderam conhecer as novidades e tendências de 84 empresas expositoras, dos mais variados segmentos relacionados ao ramo de lazer.
Durante o evento, estiveram presentes mais de 8,2 mil pessoas, tanto do setor privado -como construtoras, academias, motéis, hotéis, gestores de centros esportivos, clubes e parques aquáticos, como do setor público – com secretarias de esporte, turismo, lazer e educação, entre outros. Além disso, tivemos visitantes internacionais vindos de 15 países.
Mas para além de todos esses números, estar presente em uma feira com o porte da Expolazer é a oportunidade de colocar em prática todas as abordagens estratégicas que citamos anteriormente, visto que é um ambiente que permite:
- Networking e parcerias
Feiras são ambientes propícios para o networking com outros profissionais do setor, incluindo potenciais parceiros de negócios, fornecedores e clientes. Ao estabelecer relacionamentos sólidos sua empresa pode ganhar colaborações bastante estratégicas que te posicionarão em um lugar de destaque no setor.
- Visibilidade da marca
Estar presente em feiras como a Expolazer é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca, uma vez que o estande, o material promocional e as apresentações da sua empresa podem atrair a atenção de potenciais clientes e parceiros de negócios.
Quando o expositor garante uma presença marcante em feiras e eventos que são tradicionais e conceituados no segmento, contribui para a construção de uma imagem positiva da marca no mercado.
- Lançamento de produtos e serviços
A Expolazer é uma plataforma essencial para quem prevê lançamentos de produtos ou serviços – ações que são fundamentais para quem está buscando a liderança no mercado. Em feiras e eventos é possível atrair a atenção direta do seu público-alvo para o lançamento previsto e garantir um feedback imediato, contribuindo, inclusive, para que você faça os ajustes necessários de estratégias.
- Pesquisa de mercado
Estar presente em feiras se torna uma oportunidade de conhecer as últimas tendências do mercado, avaliar a concorrência e entender as necessidades e preferências dos consumidores.
Pesquisas informais são excelentes estratégias a serem conduzidas durante o evento para que sua empresa possa obter insights que vão refletir nas suas decisões futuras.
- Geração de leads
Participar da Expolazer permite que você colete leads de clientes em potencial. Os visitantes que estão interessados em seus produtos ou serviços podem fornecer informações de contato que serão utilizadas pela sua empresa em campanhas futuras de marketing.
- Atualização competitiva
Observar o que outros players do mercado estão oferecendo na Expolazer também pode contribuir para que você tenha insights sobre as estratégias da concorrência, permitindo que ajuste as próprias abordagens para se manter competitivo.
Lembre-se que o sucesso em feiras não acontece automaticamente. É preciso um planejamento cuidadoso, uma apresentação atraente e uma abordagem estratégica para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por esses eventos.
Sobre a Expolazer – A edição de 2024 acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Seja um expositor e otimize os seus resultados juntando-se aos grandes líderes do setor. Para saber mais, acesse aqui.