Como atrair mais clientes para a sua loja de piscinas e equipamentos
Atrair novos clientes para sua loja de piscinas é muito mais desafiador do que manter os atuais, por isso, é preciso investir em estratégias específicas. Saiba mais!

Como atrair mais clientes para a sua loja de piscinas e equipamentos

No mundo dos negócios é muito comum ouvir falas de que é mais fácil manter os clientes fiéis à marca do que atrair novos. Embora seja uma verdade e há motivos que justifiquem esse desafio, ainda assim, é possível pensar em estratégias para que mais pessoas conheçam a sua loja de piscinas e todos os produtos e equipamentos disponíveis.

Para começar, é preciso ter em mente que expandir sua base de clientes e, automaticamente ver o faturamento da sua loja aumentar, envolve uma combinação de processos em marketing, atendimento ao cliente e gestão eficiente. Mas, antes de seguirmos falando sobre esse assunto, é importante entender os motivos que tornam muito mais desafiador a captação de novos consumidores.

Por que atrair novos clientes é desafiador?

O primeiro ponto é entender que o mercado de piscinas está em franco crescimento. O Brasil é o segundo país com mais piscinas instaladas do mundo, segundo a ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas), com base em estudos e pesquisas de mercado.

De acordo com a entidade, são 3,3 milhões de unidades que fazem parte de um setor que movimenta em torno de R$ 12 bilhões por ano. Essa busca por itens de lazer como as piscinas, vem crescendo nos últimos quatro anos. Em um cenário de intensa expansão, o mercado gerou um crescimento médio de 18,7% entre os anos de 2020 e 2021.

Portanto, já podemos concluir que onde tem demanda, tem também mais pessoas interessadas em ter lucro e com isso cresce o número de empreendedores que atuam no mesmo segmento, aumentando a sua concorrência e, com isso, os consumidores acabam tendo muitas opções disponíveis no mercado, exigindo que você faça um esforço extra para chamar atenção deles e destacar sua loja de piscinas diante das demais.

A concorrência também influencia na questão de que por ter muitas opções, pode acontecer dos novos clientes nem se quer conhecerem a sua loja de piscinas e tampouco estarem familiarizados com a marca, produto ou serviços. Convencê-los a experimentar algo novo requer esforços significativos de marketing e conscientização para construir essa confiança.

E por falar em confiança, estabelecer um relacionamento sólido com os clientes pode levar um tempo. É preciso ter em mente que conquistar a lealdade requer a entrega consistente de valor ao longo do tempo, algo que os clientes mais antigos já experimentaram.

Portanto, deu para perceber até aqui que o desafio é muito maior, porque exige uma dedicação de tempo e investimentos para que mais pessoas escolham a sua loja de piscinas ao invés de outras. Mas adotando estratégias específicas que vamos falar a seguir, é possível expandir a sua carteira de clientes.

Estratégias para atrair novos clientes para sua loja de piscinas

Antes de tudo, tenha em mente que para atração de novos clientes é preciso a adoção de novos métodos, afinal, consumidores que são fiéis à sua loja de piscina podem exigir um certo esforço, mas um bom atendimento, preço justo e um excelente pós-vendas já são bastante eficientes.

É importante ressaltar que até um tempo atrás, os clientes encontravam os produtos apenas em lojas de piscinas. Hoje em dia a realidade é outra, afinal, é possível adquirir produtos químicos em outros comércios como lojas de petshop, supermercados e, claro, na internet. Por isso, toda a dinâmica de precificação, reposição e distribuição precisou ser repensada e quem está em busca de atrair novos clientes, diante desse cenário, precisa entender que é necessário ir além do preço.

Portanto…

Conheça seu público-alvo

Entenda quem são seus clientes atuais e identifique seu público-alvo. Quanto mais você souber sobre suas necessidades e preferências, melhor poderá atendê-los.

Avalie, por exemplo, se são clientes que já entendem tudo sobre piscinas e estão em busca apenas de produtos ou se são consumidores que precisam de um atendimento mais especializado pelo fato de não ter muito conhecimento sobre o segmento.

Invista em estratégias de marketing

As ações em marketing podem fazer uma grande diferença na hora de captar novos clientes para sua loja de piscinas.

As datas comemorativas, por exemplo, não são apenas para lojistas do segmento de roupas, perfumes e presentes, é possível aproveitar para o seu negócio também. Feriados importantes são motivos para que as pessoas aproveitem a piscina, assim como a chegada do verão. Você ainda pode marcar as promoções de inverno, ou seja, sempre é viável pensar em estratégias conforme época ou data especial no ano.

Falamos mais sobre isso no artigo: “Sua loja para piscina está preparada para o verão

Ainda em relação a ações de marketing, outra forma de divulgação para atrair novos clientes pode ser com a chegada de um novo produto na sua loja de piscinas. É importante pensar em estratégias para que seus clientes saibam dessa novidade, seja com promoções ou com seções que vão dar mais destaque para os itens especiais.

Aliás, se a sua loja de piscinas trabalha com acessórios é possível simular ambientes com as mercadorias para estimular a venda de outros itens. Seções que recebam nomes instigantes como “Festa na Piscina” ou “Brincadeira na Piscina” podem reunir produtos que vão despertar a sensação de que o cliente está apreciando esses ambientes, estimulando a comprá-los.

O marketing online também é fundamental, ainda mais com os avanços da internet e mais pessoas tendo acesso a ela. Por isso, sua loja de piscinas precisa estar presente nas redes sociais, nas ações com e-mails marketing e na produção de conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo. Essas estratégias podem aumentar a visibilidade da sua loja para um público mais amplo.

Seja diferente da concorrência

Como já falamos anteriormente, esse setor é bastante concorrido, por isso, é preciso buscar por diferenciais para atrair mais clientes. Ao oferecer alguma inovação, o seu negócio começa a se fortalecer – lembre-se que preço nunca será um diferencial.

Sabe aquela característica que algumas marcas têm que só em pensar em um produto, automaticamente já pensamos nela? A sua loja de piscinas também pode ser assim. Para isso, é preciso responder: qual é o seu diferencial? Pode ser o atendimento personalizado, a qualidade dos produtos ou a variedade de mercadorias.

Um exemplo é a implementação de serviços que outras lojas não fazem, como o delivery de produtos. Nós sabemos que é muito comum que as pessoas deixem para comprar os produtos de limpeza de piscina apenas quando o estoque termina. Só que nessa situação, o cliente acaba por procurar apenas as lojas mais próximas, e não a que ele gosta mais.

Se a sua loja de piscinas oferecer um serviço de entregas, além de facilitar a rotina do cliente, as chances de que ele faça compras de outros itens podem aumentar.

Mantenha-se atualizado

Acompanhar as mudanças e novidades do ramo de piscinas também é fundamental para se destacar perante a concorrência, uma vez que consegue mostrar que a sua loja de piscinas está à frente, antecipando com o que há de melhor no mercado.

Essa atualização pode ser feita por meio de revistas especializadas, sites e blogs ou então participar de feiras e eventos do setor de lazer, como a Expolazer, principal evento de piscinas, spas, decoração e bem-estar da América Latina que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Marcar sua presença na Expolazer é uma oportunidade única para se conectar com fornecedores, conhecer as últimas inovações e expandir a sua rede profissional, afinal, o evento conta com um público qualificado que são clientes em potencial para o seu negócio. Sem contar a chance de ficar por dentro das tendências e tecnologias que o colocarão à frente da concorrência.

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Para saber mais sobre a Expolazer, acesse o site: https://expolazer.com.br/

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