As maiores tendências em design outdoor living
O design de outdoor living experimentou uma evolução notável, impulsionada por mudanças nas preferências de estilo de vida.

As maiores tendências em design outdoor living

O design de outdoor living experimentou uma evolução notável ao longo dos anos, impulsionada por mudanças nas preferências de estilo de vida, avanços tecnológicos e uma maior conscientização sobre a importância de espaços externos bem projetados.

O conceito ganhou mais fôlego nos últimos anos, principalmente após a pandemia da Covid-19 em que as orientações eram ficar em casa quando possível. Com isso, as pessoas buscaram tornar suas moradias em lugares ainda mais aconchegantes e confortáveis.

Diante dessa realidade, profissionais do mundo da decoração devem se atentar às      tendências e novidades em design de outdoor living para que possam incorporar em seus projetos e criar ambientes externos muito mais exuberantes.

Uma conexão com a natureza

O outdoor living é um conceito que traz uma aproximação com a natureza, por meio de projetos que conectam os moradores ao ambiente externo da casa, mas sem perder o conforto, bem-estar, funcionalidade e, claro, o design. Por isso, essa transição entre os espaços internos e externos deve ser suave.

Trata-se de uma extensão da casa para o encontro com a beleza natural, mas com móveis e objetos de decoração que levam o estilo de vida que se tem dentro do imóvel para o ambiente externo, onde é possível usufruir de todos os benefícios da natureza.

Por isso, é fundamental que esses espaços sejam planejados com cuidado e atenção para potencializar esse contato com o natural, mas que também seja um ambiente que ofereça conforto, aconchego e bem-estar para quem estiver por lá.

Confira as principais tendências em outdoor living

Piscinas integradas – Piscinas que se integram perfeitamente ao ambiente externo, muitas vezes acompanhadas por decks de madeira ou revestimentos naturais, proporcionam uma sensação de resort luxuoso em casa, e prometem fazer ainda mais sucesso nos próximos anos.

Elas são uma tendência em design de espaços ao ar livre que buscam criar uma transição suave entre a piscina e o ambiente externo, proporcionando uma sensação de harmonia e luxo.

Benefícios ambientais – O paisagismo é um grande aliado no design do outdoor living por trazer propostas que vão além do toque estético.

Maximizar o espaço com jardins verticais, por exemplo, além de deixar o ambiente ainda mais charmoso, traz também uma série de benefícios, como a melhoria da qualidade do ar. Assim como o paisagismo comestível que tem a proposta de integrar as plantas comestíveis como ervas e vegetais. Além de ser visualmente atraente, ainda promove a sustentabilidade e a autossuficiência.

Agora se o seu cliente aprecia o estilo minimalista, uma tendência que tem feito parte de muitos projetos é o minimalismo botânico, ou seja, designs simples e limpos, com poucas espécies de plantas, criando uma atmosfera detalhista e contemporânea.

Durabilidade sem perder o conforto – Os projetos de outdoor living devem priorizar a estética, a praticidade, o conforto, a durabilidade e a resistência, portanto, é importante se atentar aos móveis e peças que vão compor este espaço, se preocupando em atender aos pontos-chave que o conceito propõe.

Porém, não basta apenas sugerir os móveis se eles não estiverem alinhados com as principais finalidades de uso do espaço externo, portanto, é fundamental ouvir o cliente.

Dentre as tendências em móveis para design de outdoor living estão os mobiliários modulados que oferecem versatilidade, permitindo aos usuários reconfigurar o layout de acordo com as necessidades. Assim como as peças multifuncionais que são muito utilizadas, especialmente em lugares mais enxutos.

Praticidade tecnológica – Uma das tendências para este conceito é a iluminação inteligente, ou seja, são sistemas de luzes que são controlados por aplicativos, gerando economia de energia e praticidade para os moradores.

E por falar em praticidade, os projetos de outdoor living precisam contar com a conectividade, portanto, é importante pensar em espaços com carregadores sem fio e pontos de energia para dispositivos eletrônicos, afinal, não podemos esquecer que se trata de uma extensão dos espaços internos, portanto, é fundamental deixar o ambiente o mais prático possível, sem abrir mão da segurança dos usuários. A norma ABNT NBR 5410, traz todas as instruções para uma instalação segura e longe de riscos e acidentes.      

Agora se a ideia é proporcionar uma experiência sonora imersiva, umas das tendências em tecnologia para este conceito é o áudio externo, ou seja, incorporação de sistemas de áudio ao ar livre que são resistentes às condições climáticas, mas que fazem toda a diferença para deixar o ambiente ainda mais aconchegante para seu cliente e suas futuras visitas.

Fique por dentro de outras tendências em outdoor living

Quer ficar por dentro de outras tendências em outdoor living além destas que apresentamos neste artigo? Então não deixe de visitar a Expolazer, principal evento de piscinas, spas, decoração e bem-estar da América Latina que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A Expolazer é dedicada a apresentar as últimas inovações e tendências no setor de lazer e áreas externas. Com expositores que abrangem desde fabricantes de mobiliário até empresas de paisagismo e tecnologia, o evento é uma oportunidade única para profissionais do ramo se atualizarem e estabelecerem conexões.

Faça a sua inscrição na lista de espera e fique por dentro de todas as novidades e exclusividades da Expolazer em primeira mão. Cadastre-se aqui

Para saber mais sobre a Expolazer, acesse o site → www.expolazer.com.br

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.