Tratador de piscinas: a importância da atualização profissional
O mercado de lazer em franco crescimento tem exigido profissionais, como tratador de piscinas, capacitados para atender a demanda. Entenda!

Ao passo que o mercado de piscinas cresce no Brasil – segundo a ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas), somos um dos países com maior número de instalações, aproximadamente 3,3 milhões, há um aumento exponencial da necessidade de profissionais, como tratador de piscinas, capacitados para atender essa demanda.

E quando falamos em demanda vai muito além de ter agenda disponível para a prestação do serviço, a capacidade, neste caso, é de acompanhar o principal movimento que justifica tamanho crescimento: as inovações tecnológicas que têm facilitado o tratamento da água e a manutenção.

A evolução constante das tecnologias, produtos químicos, normas de segurança e as melhores práticas de manutenção tornam a formação contínua uma necessidade para garantir serviços de qualidade aos clientes, visto que antes, as únicas preocupações do tratador de piscinas eram medir o cloro, pH, alcalinidade e a limpeza física do tanque de água.

Atualmente, muitos já sabem trocar bomba e filtros, assim como fazer manutenções em sistemas elétricos e hidráulicos e, ao acompanhar as novidades e estarem dispostos a aprender com elas, esses profissionais vão se destacando perante a concorrência.

Mais do mesmo

O fato de ser um bom tratador de piscinas não o torna um profissional, mas somente um limpador de piscinas e, infelizmente, o segmento está saturado de pessoas que estão fazendo o ‘mais do mesmo’ e, por outro lado, segue carente ou quase vazio de profissionais capacitados – quando falamos em capacitação, vai muito além da higienização das piscinas, mas sim de todo o contexto técnico que é decisivo quando o assunto é profissionalização.

A geração mais atual chega com um pensamento diferenciado que vai além do quesito limpeza de piscinas. Esses novos tratadores vêm com uma visão mais empreendedora, portanto, se você não quer ficar para trás nesse mercado, saiba a importância de se manter atualizado e sempre em busca de formação.

Vale destacar que a profissionalização demanda um conhecimento mais profundo de organização e administração de negócios, para que o tratador de piscinas possa mensurar custos, tempo de atendimento, equipamentos para execução do serviço, organização no processo produtivo e até as normas técnicas do segmento.

Por onde começar?

A formação contínua não só aprimora suas habilidades técnicas, mas também demonstra comprometimento com a profissão e com a segurança dos clientes, portanto, ao investir na atualização profissional, o tratador de piscinas não apenas se destaca no mercado, mas também contribui para a reputação positiva da indústria como um todo.

A seguir destacamos alguns pontos importantes para a formação contínua:

1. Busque cursos específicos na área de tratamento de piscinas que geralmente são oferecidos por instituições reconhecidas. As certificações têm a capacidade de agregar valor ao seu currículo, mostrando competência aos clientes.

2. É muito comum que associações profissionais ofereçam recursos educacionais, workshops e oportunidades de networking, portanto, junte-se a essas entidades e usufrua dos benefícios.

3. Se manter atualizado com as novidades do mercado, acompanhando as últimas publicações, artigos e revistas especializadas na área faz toda a diferença. Desta forma, o tratador de piscinas fica informado sobre novas técnicas, produtos e regulamentações.

4. Um bom atendimento ao cliente é primordial para se destacar no mercado e demonstrar o tamanho do seu profissionalismo, portanto, além das habilidades técnicas, o tratador pode se beneficiar de treinamentos em atendimento ao cliente para garantir uma comunicação eficaz e um serviço de alta qualidade.

5. Esteja ciente das regulamentações locais e nacionais relacionadas à segurança e qualidade da água em piscinas. Elas podem sofrer mudanças e é extremamente importante se manter informado.

6. O universo online está aí para facilitar a nossa vida, portanto, explore as plataformas que ofereçam cursos relacionados à manutenção de piscinas.

7. Esteja atento a eventos, exposições e feiras relacionadas ao mercado de lazer. Geralmente são nesses eventos que você pode ficar por dentro de novos produtos, tecnologias e práticas. Sem contar ser uma excelente oportunidade para networking, troca de experiências com outros profissionais e fornecedores, que vão proporcionar valiosos insights.

Em agosto de 2024, inclusive, São Paulo sedia o principal evento de piscinas, spas, decoração e bem-estar da América Latina. Entre os dias 13 e 16 acontece a Expolazer, no Distrito Anhembi.

Este é o lugar certo para você ficar por dentro de todas as novidades do mercado, conhecer as tendências, melhores práticas e acompanhar de perto as últimas normas e regulamentações. Sem contar na oportunidade de estreitar contatos com profissionais da área.

A Expolazer conta com um público altamente qualificado, sendo uma oportunidade única para que você possa apresentar seus serviços a clientes em potencial. Você ainda pode participar de atividades integradas como aulas, fóruns e encontros de networking.

Benefícios de participar da Expolazer

  • Visibilidade máxima
  • Networking estratégico
  • Oportunidades de negócio exclusivas
  • Acesso a tendências emergentes

Faça a sua inscrição na lista de espera e fique por dentro de todas as novidades e exclusividades da Expolazer em primeira mão. Cadastre-se aqui.

Para saber mais sobre a Expolazer, acesse o site: https://expolazer.com.br/

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.