A programação do terceiro dia da EXPOLAZER contou com uma palestra voltada ao aquecimento solar de piscinas, uma tecnologia que, por ser sustentável e propiciar economia de custos, se populariza cada vez mais.
Rogério Alves, gerente sênior da Panozon Ambiental, foi quem sintetizou e explicou o tema para os presentes. Ele chamou a atenção para algumas particularidades, como a extensão territorial e climática do Brasil. “Instalar um sistema como esse no sul do País é bem diferente de instalá-lo no nordeste. As necessidades, bem como os requisitos, são, obviamente, diferentes”, disse. No sul, ele sugeriu uma bomba de calor para tornar o aquecimento mais eficiente.
O coletor de energia solar, ademais, tem que ser bem posicionado. Do contrário, alertou Alves, não funcionará a contento no inverno, justamente quando o aquecimento é mais demandado. A quantidade instalada de coletores também deve ser calculada de acordo, por exemplo, com o tamanho da piscina.
Por fim, as expectativas e hábitos do cliente devem ser bem compreendidos. Caso ele não utilize a piscina no inverno, é possível oferecer um produto bom a um custo reduzido, e que acarrete um gasto anual de energia bem menor. “Assim, por meio de um diálogo sincero, garantimos ao consumidor uma solução sustentável e econômica”.